sexta-feira, 25 de dezembro de 2009

Imitando, imitando...

Tão interessante quanto nosso potencial de criação é nosso saudosismo. Criamos algo novo, mas queremos um pouquinho do velho lá.

No mundo da informática e da "batalha" Linux/GNU Vs. Windows isto é bem interessante. Existem diversas ferramentas que tentam imitar um no outro. Acho que isto vem do desejo de querermos juntar o melhor de dois mundos.

Eu, por exemplo, prefiro muito mais a estrutura de diretórios do Windows. Não gosto de ter minha raiz “cheia” (sim, para mim /usr, /etc, /bin, /sbin, /opt, etc. é muita coisa). Por outro lado, a idéia de terminal vinda do Unix é excelente. Gostaria de no Windows poder alternar entre o modo gráfico e um terminal.

Acho o menu iniciar do Windows 7 imbatível. A imitação dele que mais me agrada é a do KDE do OpenSuse, mesmo assim, convenhamos que o original geralmente supera. O padrão Gnome... sinceramente... duas barras! Devolva-me meu espaço! Removo a de baixo e movo a de cima para lá.

Apesar da fé propagada pelos aficionados, o Linux trava. Sim. Isto é inquestionável, caso contrário a expressão linoxiniana “Kernel Panic” seria desconhecida. O servidor X é bacana, mas também trava, porém diferente do Windows eu posso encerrar a parte gráfica e reiniciá-la sem precisar reiniciar o sistema operacional.

Antigamente era comum vermos algumas pessoas usando o fvwm95 que imitava o Windows 95. O Cygwin possibilita rodar vários programas existentes Linux/GNU no Windows. O Wine faz o inverso, permite rodar programas do Windows no Linux.

Chovem projetos a cada dia com a mesma intenção. É possível rodar o KDE no Windows e também o Gnome.

Algumas das tentativas já morreram, outras sofreram mutações ou fusões, mas continuam, veja-se os exemplos do Lindows e do Vixta.

Os mais radicais são os experimentais e que tentam partir do “zero” para criar alternativas. Veja o caso da ReactOS que se define como um sistema operacional gratuito, moderno e baseado no design do Windows XP/2003. Ele não é um “Linux” e não compartilha sua arquitetura. Talvez uma alternativa gratuita para o Windows...

Nenhum comentário:

Postar um comentário