domingo, 13 de dezembro de 2009

Nova moda: imagem esticada

O problema tem a seguinte configuração: Fulano compra uma televisão LCD/Plasma/LED com tela widescreen pluga na tomada, conecta a antena ou a sua cabo/satélite e pronto: vem a imagem esticada. Sr. Fulado, muitas vezes sem saber, começa a ver uma imagem completamente distorcida. A justificativa é simples e já vem como padrão na maioria dos aparelhos de televisão LCD/Plasma/LED: pega-se uma imagem 4x3 e estica-se para 16x9. Todos ficam bem mais gordinhos, a bola de redonda passa para oval, mas... o sr. Fulano usa 100% da sua tela. E não adianta, a Globo, o SBT, a RedeTV! e mesmo quem tem Sky, se não for canal HD sua imagem está esticada.

A forma para corrigir esta distorção é bastante simples e se resume a configurar sua televisão "corretamente". Geralmente tem um botão chamado Ratio ou Aspecto que faz esta tarefa. Basta configurar para exibir a imagem em 4x3. Aparecerão duas "tarjas" pretas, uma na esquerda e outra na direita. É isto. Agora você estará com a imagem real, como foi transmitida.

Antes o que acontecia era que sua televisão tentava lhe satisfazer e esticava a imagem para você. Ela fazia o que fazemos algumas vezes quando adaptamos o mundo ao nosso olhar e esquecemos que muitas vezes ele distorce ao invés de refletir a realidade (mas... o que é mesmo realidade?).

Aproveitando a oportunidade, se você está todo feliz por ter comprado a última geração em TV LCD/Plama/LED mês passado... prepare-se para os aparelhos com tecnologia 3D.

Mais detalhes sobre os aparelhos com tecnologia 3D: http://pcmag.uol.com.br/conteudo.php?id=2824.

Reportagem que motivou este post: http://news.bbc.co.uk/2/hi/technology/8407690.stm.

Nenhum comentário:

Postar um comentário