sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Atualizando-se (e não se tornando obsoleto)

Creio que um dos maiores medos de um profissional é se tornar obsoleto, porém no caso específico do profissional que trabalha com tecnologia a busca por conteúdo atual e tecnologia de ponta é uma questão de sobrevivência no mercado.

Sempre busquei maneiras eficientes de me atualizar. Antigamente, longe da popularização da Internet, utilizava revistas. Elas serviam ao seu propósito, mas deixei-as de lado devido ao alto custo e ao volume exagerado de propaganda que algumas delas trazem.

Ultimamente tenho utilizado mais o Really Simple Syndication (RSS) e a mídia televisiva. Olhar as capaz de algumas revistas e depois pesquisar um pouquinho sobre as chamadas que elas trazem também é legal, mas o RSS e os agregadores têm sido muito eficientes.

Para quem não conhece, RSS é um tipo de arquivo XML que é disponibilizado por alguns sites e agências de notícias. Estes arquivos podem ser lidos por alguns programas e contêm as manchetes, chamadas e links para a reportagem completa.

A mídia televisiva também é uma ótima alternativa. O Click da BBC é excelente. Trata-se de um programa semanal de 30 minutos que traz notícias sobre as últimas da área de tecnologia. Você pode acompanhar as novidades do programa no Twitter, basta seguir @BBCClick.

Com menos conteúdo e mais profundidade, servindo principalmente para aprofundar e refletir sobre alguns assuntos o Espaço Aberto Ciência e Tecnologia da Globonews é também uma ótima pedida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário